(41) 3223.8757 | (41) 3224.6657 Horário de Funcionamento:
Seg. a Sex. das 09h às 19h e Sáb. das 09h às 13h.

Quem Somos

Um dos mais interesting topics to compare and contrast for an essay tradicionais comércios do centro da cidade de Curitiba, a Casa do Fumo foi criada por Fritz Meissner, filho de alemães nativos, em 1956. Seu fundador, nascido em 1918 em Ipiranga, cidade ao norte do Paraná, foi aprendiz de marinheiro com 16 anos, piloto de avião com 23 durante a segunda guerra mundial e, por fim, enfermeiro, no período em que sua terra natal, o Brasil, entrou na what grade will i get on my paper guerra no lado oposto ao alemão. Entretanto, foi em Curitiba que encontrou a cidade para construir sua vida.

Passando por carregador de malas de hotel e sendo representante de charutos baianos; em 1956, ele realizou seu sonho profissional: construir sua própria loja. A Casa do Fumo, inicialmente, vendia apenas charutos, porém com o passar do tempo, Fritz incluiu outros produtos para fumantes como fumos em corda, cigarros de palha e alguns esotéricos, como defumadores e incensos. A loja matriz permanece no mesmo local desde o início, na Rua Saldanha Marinho, nº 46, bem próxima ao marco zero da capital paranaense, a Praça Tiradentes.

Já com seus 65 anos, Fritz resolveu se aposentar para morar no litoral catarinense e em 1983, João Alves Antunes, funcionário da loja de 1971 a 1980, comprou a empresa do fundador, dando sequência à história até os dias atuais. No momento em que João assumiu a administração da Casa do Fumo, percebeu que havia um nicho de mercado que não era tão bem atendido na cidade: os clientes que procuravam por produtos para artesanato, tais como peças de gesso, cerâmica, pinceis, etc.

A partir de então a Casa do Fumo, apesar do nome, se transformou também em uma casa de artesanato. Além deste direcionamento, a empresa oferece aos seus clientes produtos pouco comuns na maioria das lojas da cidade e uma vasta linha para presentes: imagens religiosas, velas, itens para cerveja caseira, lupas, bússolas, cuias e bombas para chimarrão, canivetes, mel, breu, cera de abelha, entre outros. Atualmente a empresa é dirigida por João Alves Antunes e sua Sócia Madalena Amaral.